O que é hospedagem compartilhada?

Por definição, hospedagem compartilhada é um modelo de hospedagem na Web em que vários sites usam um conjunto comum de recursos do servidor . A capacidade de armazenamento, RAM e CPU da máquina física, que serve como base de hospedagem, são compartilhadas entre todos os usuários. Cada site em um servidor compartilhado pode ser chamado por meio de um domínio individual e é armazenado em sua própria partição da memória do disco rígido. Assim, apesar da plataforma de hardware compartilhada, projetos protegidos de diferentes usuários podem ser realizados. Como a variante de hospedagem mais barata, a hospedagem compartilhada goza de grande popularidade, especialmente entre os recém-chegados. Aqui estão os prós e contras deste modelo de hospedagem na web e mostra as diferenças para hospedagem gratuita, servidores dedicados e operação do servidor em suas próprias casas.

As ofertas de hospedagem compartilhada destinam-se principalmente aos operadores de sites privados, bem como às pequenas e médias empresas que desejam fornecer serviços da Web para um número gerenciável de visitantes em sua presença on-line. Este grupo alvo irá beneficiar de hospedagem compartilhada com inúmeras vantagens. Projetos profissionais extensos, como lojas on-line de alto tráfego, no entanto, o modelo de nível de entrada no mundo da hospedagem na web é rapidamente muito estreito.

Benefícios: Ao compartilhar o custo de implantação de recursos do servidor com todos os usuários da plataforma de hospedagem, há planos de hospedagem compartilhada muito acessíveis no mercado. Além disso, como um servidor separado, a hospedagem compartilhada de notícias não causa sobrecarga na administração física da máquina. Manutenção, reparos e atualizações são de responsabilidade do webhoster. Os usuários podem, assim, concentrar-se totalmente nos objetivos de seu projeto na web. Além disso, muitos provedores de hospedagem compartilhada encontram seus clientes com ferramentas de configuração claras. Na hospedagem compartilhada do 1 & 1 IONOS, o centro de aplicativos integrado permite que os operadores do site gerenciem centralmente seu espaço na web. A instalação dos aplicativos de código aberto mais populares é feita convenientemente com o clique de um mouse.

Desvantagens: Hospedagem compartilhada inevitavelmente envolve uso limitado de hardware. Como todos os recursos do servidor são compartilhados entre todos os sites hospedados, apenas uma fração do desempenho total do servidor está disponível para os usuários desse modelo de hospedagem. Se uma página na plataforma de hospedagem tiver um alto volume de tráfego, a carga do servidor também poderá afetar outros sites no mesmo servidor. Dependendo da tarifa, no entanto, o usuário de uma hospedagem compartilhada é garantido um certo desempenho mínimo, o que garante uma operação estável do site.