Os fatos mais importantes sobre direitos de imagem na rede

Somente através de fotos e gráficos é um site completo. Transforma um deserto seco em um artigo que convence visualmente e desperta o interesse do leitor, mesmo antes de o visitante ter lido o primeiro parágrafo. Mas ao usar imagens, você precisa observar alguns princípios como um operador de site. Porque o uso de imagens também está sujeito a direitos autorais na rede.

O que protegem os direitos autorais?

A autoria de trabalhos e notícias artísticas e científicos é protegida por direitos autorais. No contexto artístico, o termo “trabalho” inclui não apenas obras de literatura e arte sonora, mas também as das artes visuais e cinematográficas – incluindo a fotografia . Para uma foto ser classificada como uma obra dentro do significado da lei de direitos autorais (UrhG), deve ser uma “criação intelectual pessoal”. Isto aplica-se à maioria das fotos que o fotógrafo realiza pela determinação do local de gravação, compor a imagem, organizando o assunto ou desaparecer definir alguma forma de desenho artístico (é legalmente neste caso, depois de trabalhos fotográficos falado). Portanto, os direitos autorais excluídos são apenas instantâneos acionados acidentalmente, bem como fotos que foram feitas como fotos de passaportes ou fotografias técnicas de acordo com as diretrizes estritamente regulamentadas (essas são legalmente chamadas de fotografias).

Como regra, um fotógrafo é considerado o criador de uma obra e, portanto, o autor: se e em que contexto a obra criada pode ser usada é determinada por ele sozinho (a menos que ele designe esse direito a outra pessoa). O autor de uma obra é sempre aquele que a criou, nunca o criador de ideias.

Quando há uma violação de direitos autorais?

Se você quiser incluir fotos de um fotógrafo em seu site, precisará do consentimento dele. Se você não obtiver os direitos de imagem, quase sempre haverá uma violação de direitos autorais. Esta regra aplica-se não apenas à publicação de imagens em sites comerciais (como as de empresas), mas geralmente para o upload para qualquer site de acesso livre. O uso em plataformas de mídia social também deve ser expressamente permitido pelo autor. Excluído é apenas o uso em um contexto puramente privado. Isso inclui z. Por exemplo, postar a imagem em um grupo fechado do Facebook ou em um blog privado protegido por senha.