Aprimore o texto com o IBM Watson Tone Analyzer

Eu sei que você não confia nas máquinas, mas tente digitalizar um texto com o IBM Watson. O que você ganha? Uma análise que divide o tom de voz em três grupos, com subconjuntos relativos. Esses blocos podem definir as características de um texto entrando em detalhes: vamos descobri-los juntos.

Emoções – Os engenheiros da IBM descobriram maneiras de identificar as emoções do texto. Eles são divididos em alegria (alegria, otimismo, satisfação, inspiração, felicidade), emoções negativas (medo, nojo, desespero, culpa, humilhação) e raiva (aborrecimento, hostilidade, agressão, dor).

Social – A tendência em interação com as pessoas reflete no tom de voz. Ele é dividido em três grandes blocos: disponibilidade, em que medida uma pessoa está disposta a experimentar uma atividade, prazer, a tendência a ser empática e cooperativa e conscienciosa.

Estilo – Pense em escrever, o tom do artigo. Um tom que pode ser analítico, raciocínio relacionado ao mundo empírico, confiante, o grau de certeza exibido pelo autor em relação a um evento ou uma avaliação, e incerto. Ou seja, isso esconde dúvidas sobre o desenrolar dos acontecimentos.

Sinônimos simples? Essa é a base. Em seguida, o analisador de tom fornece uma lista alternativa de palavras para suavizar, suavizar ou reforçar o tom de voz. Para ter uma ideia clara, você precisa dar uma olhada na análise feita inserindo o texto de um email comercial.

Os resultados são claros. Na barra superior, você tem a divisão percentual das áreas macro (emoção, social e escrita) que, por sua vez, são divididas em outras seções divididas por cor. Uma cor que caracteriza todas as palavras. E se você clicar em um termo, o que acontece?

Os sinônimos vêm com as notícias variáveis ​​relacionadas. Tente clicar no termo “ausente”: o aplicativo retorna uma série de sinônimos diferentes para cada subcategoria. A imagem abaixo descreve esse processo.

Eu já sei o que você está pensando: uma boa ferramenta para escrever melhor, mas nada além de um dicionário de sinônimos e antônimos. Na realidade, não é assim: o Tone Analyzer permite adaptar o texto de maneira científica ao tom de voz que você deseja seguir, mantendo uma linearidade básica. Você sabe o que? Talvez seja precisamente esse o problema: a necessidade de manter o texto coerente.