Você decide o preço certo

Este é um problema para freelancer: o preço. Aplica-se a todas as profissões, na verdade, uma grande parte dos pedidos de cotação virá de colegas disfarçados de clientes. Então o drama surge quando você quer aumentar os preços sem perder clientes.

Em um regime de livre mercado, todos decidem seu pagamento. Você tem que administrar a negociação de economia: se você me quer esta é a taxa, pegue ou saia.

Situação ideal, não é? No começo não é assim. Mas isso é um problema de timing e expectativas. Muitos olham para cima e veem referências, personagens para alcançar. Talvez seja emulado.

Que, a propósito, não faz coisas tão difíceis. Por exemplo, webwriters e bloggers: o que eles fazem de tão especial? Eles escrevem. Daí o pensamento que arruinou tudo: é preciso, fazer também. Se você tem que gerenciar um servidor, levante as mãos, mas se você tem que escrever um artigo e é preciso.

Se você me quer, esta é a citação – Não é fácil chegar a essa conclusão. O ponto é que todos acreditam que podem escrever para a web apenas porque fizeram o ditado na escola. O que é preciso, apenas saber escrever. Este raciocínio achata, traz tudo para baixo.

Como aumentar os preços – Existe um ponto de partida indispensável para aumentar os preços: especialização. O trabalhador básico é substituível. Sacrificável imediatamente. Então ele é pago pouco.

A pessoa especializada, por outro lado, não se encontra ao virar da esquina. Assim como você não encontra todos os dias o que um artigo escreve para você na perspectiva de SEO e o posiciona – graças à contribuição de outros profissionais – para uma palavra-chave útil.

Então, o primeiro passo para aumentar os preços é a competência. Mas não é suficiente, você tem que ir mais longe. E você tem que se tornar especial. Uma marca, uma assinatura. Eu sei que não é fácil. Mas ir além do mar de competidores para nadar no oceano azul é uma estratégia já conhecida. E você não precisa ir a territórios desconhecidos: você tem que fazer algo diferente, sem copiar ou seguir a trilha.