Donata Meirelles está na lista da Forbes das mulheres mais poderosas do Brasil

No fim de 2017, a revista norte-americana Forbes elaborou uma lista com algumas das mulheres brasileiras de maior expressão no cenário nacional e internacional Entre elas a diretora de estilo da Vogue Brasil e consultora de moda Donata Meirelles. Veja os motivos para isso e a trajetória de uma das personalidades da moda luxo mais importantes do país.

A Forbes levou em conta muitos fatores para definir quem faria parte da lista: a posição em grandes organizações, que são capazes de ditar moda, inspirar ações positivas, que trabalham por mais saúde, igualdade, justiça e educação.

Em 2017, Donata fez 30 anos de moda, dos quais 23 foram dedicados a boutique de luxo Daslu. À Forbes ela disse que foi cliente, depois foi vendedora e quando ganhou experiência passou ao cargo de diretora depois definia as marcas que seriam vendidas pela Daslu.

Após um período de descanso para recompor as energias gastas com a boutique, Donata aceitou o pedido da diretora geral da Globo Condé Nast e começou a trabalhar na Vogue, como diretora de estilo. O cargo ainda não existia na versão brasileira e Donata não tinha formação em jornalismo e mesmo assim acredita ter ido bem na função, vista os muitos anos trabalhando com moda.

Naquele ano, ela disse que foi desafiada a pensar fora casinha no intuito de gerar rendimentos a partir da força que a marca detém. Para isso uma plataforma de eventos foi desenvolvida, dessa forma, os profissionais da marca percorrem o país promovendo palestras e demais ações.

Um dos eventos chamou a atenção de milhares de pessoas em um só dia. Foi uma ação promocional em um grande shopping de Goiânia e reuniu mais de 70 consumidores. Na ocasião, os comerciantes também fizeram ações paralelas, registrando faturamentos altos, com números menores apenas que o natal.

Daslu

Durante os mais de 20 anos de Daslu, Donata acumulou grande experiência e foi como um braço direito para Eliana Tranchesi, dona, a empresária Eliana Tranchesi. Como diretora, ela conduziu grandes negociações e coordenou cerca de 400 profissionais da empresa. Também eram comuns as viagens internacionais (mais de oito por ano) para fechar compras ou comparecer aos maiores desfiles e semanas de moda do mundo.

No começo, dividia seu tempo entre as tarefas do trabalho e os cuidados Helena Bordon, filha mais velha do casamento com Pedro Bordon. A menina sempre acompanhava a mãe, inclusive, nas viagens internacionais. Donata recorda que em uma das viagens para Milão, na Itália, Helena brincava de fazer de conta que era cliente dos estilistas Dolce & Gabbana e fazia pedidos a dupla. Donata e Helena, trabalhavam na sala ao lado.

Os eventos de Gala

Donata Meirelles é frequentadora assídua de eventos de gala que tem como objetivo angariar fundos para instituições sem fins lucrativos, em especial os bailes promovidos pela Amfar e pela BrazilFoundation.

No último baile da Amfar realizado no Brasil, foi feito um leilão com peças e experiências exclusivas e Donata adquiriu um item pelo valor de 50 mil dólares em prol da ong americana. O Inspiration Gala acontece no Brasil, mas precisamente em São Paulo desde 2010 e beneficia também instituições brasileiras como o Instituto Cazuza.

Também sempre marcam presença e contribuem, a apresentadora Sabrina Sato, o ex-jogador de futebol Ronaldo Lima, o Ronaldo Fenômeno, a atriz Adriane Galisteu, Cauã Reymond, a cantora Preta Gil, entre outras celebridades.

A Amfar apoia pesquisas e projetos que busca a cura da Aids, criação de políticas públicas de prevenção da doença e inserção na sociedade, buscando reduzir os estigmas do HIV. A ong foi criada nos Estados Unidos em 1985 e hoje apoia pesquisas em vários países.

O programa Contagem regressiva para a Cura da Aids destinou, nos três últimos anos, mais de 40 milhões de dólares para pesquisas em 10 países diferentes, com mais de 150 cientistas.

Os bailes da BrazilFoundation também são muito badalados e atraem famosos para ajudar a causa. Em 2018 foi realizado na Casa Fasano e além de Donata famosos como Gloria Maria, Ana Botafogo, Daniel de Oliveira, José Olympio Pereira, Alexandre Birman, Cris Lotaif, Renata Queiroz, José Ermírio de Moraes, Elen Capri, entre outros.

A BrazilFoundation é uma entidade sem fins lucrativos fundada por Anna Schvartzmann que promove ações socioculturais em todo o país.

Presença digital forte

Tudo o que Donata Meirelles faz, os lugares que frequenta, os bailes de gala que ajuda, as roupas que veste acaba sendo publicado na rede. Ela mesma tem um perfil no Instagram em que compartilha fotos de seu cotidiano com seus seguidores, gerando muitas interações.

Também posta combinações de looks, jantares com o atual esposo, o publicitário Nizan Guanaes, peças lançadas pela 284, publicações da Vogue e conteúdo diversificado.

Em seu Facebook, as postagens têm o cunho mais informativo, mas assim como o Instagram gera muitas interações com os seguidores.