90% dos brasileiros acreditam que o governo de manter ou aumentar e manter investimentos em ciência e tecnologia.

Notícias – Os dados são da 5ª Pesquisa Percepção Pública da Ciência & Tecnologia, um estudo sobre o que pensam os brasileiros sobre a relevância da à ciência e tecnologia no país. A partir dele foi possível constatar que a maioria dos entrevistadosacreditam que o tema é essencial para o desenvolvimento da nação.

73% dos participantes responderam que esses setores são responsáveis por mais “benefícios do que malefícios” ou “geram apenas benefícios” para a população. Esse foi o mesmo percentual registrado em 2015, na quarta edição do levantamento. Também são relevantes para os participantes pontos como medicina e saúde, com 79% de importância, e meio ambiente, com 76%.

Para 90% dos brasileiros é importante manter ou aumentar os investimentos governamentais em ciência e tecnologia. 41% deles acham que os os cientistas são pessoas inteligentes e “fazem coisas úteis à humanidade”.

Institutos de pesquisa com imagem positiva

As universidades estaduais e institutos de pesquisa públicos são as entidades com maior credibilidade no que diz respeito às informações. Foi criada uma escala de -1 a 1, em relação a confiança dos brasileiros para os profissionais de ciência, que ficaram com média 0,84, atrás apenas dos médicos com 0,85. Cientistas de empresas ficaram com credibilidade 0,46, de acordo com os entrevistados.

O estudo analisou a familiaridade dos entrevistados com temas associados às duas áreas. A maioria deles, acreditam que saúde é um tema relevante, contudo 78% deles acham que os antibióticos têm o objetivo de acabar com os vírus, quando na verdade, seu intuito é o combate às infecções bacteriológicas.

Foram ouvidas 2,2 pessoas com idade entre 16 e 75 anos de todas as regiões do país. A Pesquisa Percepção Pública da Ciência & Tecnologia começou em 1987 e também nos anos de 2006, 2010 e 2015. O estudo completo pode ser visto no endereço eletrônico www.cgee.org.br.