Pesquisa feita com recrutadores mostra os itens mais importantes do currículo

A Catho divulgou no dia 12 de junho de 2019 uma pesquisa sobre as informações mais observadas pelos recrutadores ao analisar currículos de candidatos a uma vaga de emprego. De acordo com o site de empregos Catho, o principal item de um currículo profissional é o histórico do candidato.

Segundo as notícias divulgadas pela empresa, os dados foram obtidos junto a recrutadores da própria empresa, onde foi possível observar que a experiência profissional é o item que mais chama a atenção durante uma análise de currículo. Esse item foi apontado por 58% dos recrutadores que participaram do estudo. Além da experiência profissional dos candidatos ao emprego, os recrutadores apontaram que o objetivo profissional também é muito analisado em um currículo.

Entre os principais itens de um currículo, 58% dos recrutadores apontaram a experiência profissional dos candidatos como item de maior destaque, 19% acreditam que o objetivo profissional tem maior importância e apenas 8,5% informaram que a formação acadêmica é o primeiro item analisado no currículo.

A gerente sênior da Catho, Bianca Machado, informou que muitos candidatos à vaga de emprego deixam os campos de experiências profissionais incompletos ou preenchem este item do currículo de forma errada. De acordo com a gerente, o mais importante para a experiência profissional do candidato não é literalmente o seu histórico de trabalho, mas sim os resultados que o candidato obteve com os trabalhos que ele desempenhou.

Informações como propostas de melhorias para a empresa ou área de atuação, metas alcançadas com outros trabalhos, projetos que foram sucesso ao longo de sua carreira profissional e ações que o candidato realizou que geraram crescimento no setor de atuação também devem fazer parte de um currículo. Segundo Bianca Machado, informações como estas são de grande importância para o recrutador decidir entre as opções de candidatos disponíveis para a vaga de emprego.

A pesquisa desenvolvida pela Catho também indicou os pontos negativos que mais eliminam os candidatos do ponto de vista dos recrutadores. De acordo com os dados levantados, erros de português foram citados por 34% dos entrevistados da Catho. Além desse item, a falta de experiência também é citada por muitos recrutadores, sendo mencionada em 25% das avaliações dos participantes do estudo. Ausência de objetivos profissionais e características como distância do candidato a empresa também são motivos de eliminação ao analisar um currículo, de acordo com os recrutadores ouvidos no estudo.