Segundo o 3° Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no último dia 12 de dezembro, a estimativa da entidade para a safra brasileira de grãos 2024/25 é de uma produção de 322,4 milhões de toneladas — o que representaria uma alta de 8,2% em relação ao volume obtido no ciclo 2023/24.
“Caso o resultado seja confirmado, esta será a maior safra registrada na série histórica da Companhia”, salientou o portal da Conab.
No que se refere à área, a expectativa da entidade é de que sejam semeados 81,39 milhões de hectares na safra 2024/25, somando todos os ciclos de produção — “o que corresponde a uma adição de 1,45 milhão de hectares em relação à temporada anterior”, comparou a Companhia.
Segundo o que acentuou o presidente da Conab, Edegar Pretto, “as chuvas ocorridas até o momento favorecem as lavouras nos principais estados produtores”. “Em alguns locais tivemos curtos períodos de falta de chuva, mas não o suficiente para influenciar na estimativa de um novo recorde na produção brasileira de grãos”, acrescentou ele.
Mais destaque da Companhia Nacional de Abastecimento a respeito desse segmento dos negócios agro do país estão disponíveis na reportagem completa publicada pelo portal da entidade. Todos os dados também podem ser conferidos na íntegra do 3° Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, que está disponível para download na página online da Conab.
Sobre a Conab
Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar desde janeiro de 2023, a Companhia Nacional de Abastecimento se trata de uma empresa pública com sede em Brasília, mas que está presente em todas as regiões brasileiras, com superintendências nos 26 estados e no Distrito Federal. Saiba mais sobre a Conab e sua importância estratégica para o país.